Estudo de Viabilidade de Projeto de Implantação de Florestas Fixadoras de Carbono: Estudo de Caso no Sul do Estado do Paraná


   O referido projeto foi desenvolvido pelo Instituto Ecoplan em parceria com a UniversidadeFederal do Paraná e com a Ecowood Assessoria Ambiental através do edital 09/2001 do Fundo Nacional do Meio Ambiente - Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal.

   A pesquisa foi desenvolvida nos municípios de General Carneiro e Bituruna, localizados no extremo-sul do Estado do Paraná, região tradicionalmente conhecida como "Cinturão da Fome", por ser uma das mais pobres e carentes de todo o Estado do Paraná.
Durante décadas a principal atividade desta região foi a exploração em regime extrativista da madeira, em especial daquelas de maior valor comercial, como a araucária (Araucaria angustifolia) e a imbuia (Ocotea porosa), espécies que tiveram seus estoques drasticamente reduzidos. Opções de produção rural têm sido buscadas, como a fruticultura, a cultura da erva-mate ou a suinocultura.

   Contudo, tais iniciativas não têm revertido o quadro alarmante de pobreza que assola a região. Hoje a atividade de silvicultura é a principal alavanca do desenvolvimento socioeconômico da região.

   Essa mudança de perfil determinou que muitas áreas degradadas e florestas improdutivas, bem como muitos campos nativos explorados pela agropecuária extensivista, dessem lugar a plantações florestais de Pinus taeda, Pinus elliottii e Araucaria angustifolia, que são, junto com a exploração da erva-mate, a principal atividade econômica da região. Há um grande número de empresas neste setor, sediadas nos municípios desta região, na sua grande maioria, serrarias e laminadoras de pequeno e médio porte. Nesse contexto, visualiza-se uma oportunidade de desenvolver projetos de implantação de florestas fixadoras de CO2, o qual certamente reverterá também em importantes impactos ambientais à região, muito mais em direção da minimização das desigualdades sociais e da miséria.

   Com esta nova oportunidade que o mercado de carbono oferece, se abre para o produtor rural, sobretudo àquele dedicado à produção florestal, uma concreta perspectiva de mitigar a situação precária que este enfrenta, justificando assim a condução de um estudo de viabilidade da atividade de implantação de florestas fixadoras de carbono na região sul do Estado do Paraná.



Maiores Informações:

www.ecoplan.org.br
www.floresta.ufpr.br/~carbono